Os 5 erros catastróficos em panfleto de pizzaria que fazem ele ir direto para o lixo e como evitá-los

04/06/2017

 

 

Pizzarias investem bastante em divulgação usando panfletos, porém esse investimento tem se reduzido bastante. Quando vou atender um cliente aqui na panfleto premium o que mais ouço é que panfletos não dão bom retorno.

 

Após ver o panfleto deles fica claro o porquê do retorno ser baixo. E depois de analisar mais de 205 panfletos de pizzaria percebi um padrão neles.

 

A história é parecida, o dono da pizzaria procura um designer para fazer o panfleto. Esse designer já tem alguns desenhos prontos ou então procura na internet por outros modelos ou por panfletos feitos por outras pizzarias. Ele então tenta fazer o mais parecido possível do que já existe para economizar tempo e dinheiro.

 

Resultado? Todos fazem panfletos praticamente iguais, com as mesmas falhas e por isso não tem bom resultado.

 

Vou detalhar agora os 5 principais erros (sim existem muito mais) e o que você deve fazer para evitar:

 

 

Erro 1 - Colocar um cardápio com muitos sabores no panfleto

 

 

O pensamento padrão é mais ou menos assim:

 

“Como vou distribuir o mesmo panfleto para todas as pessoas tenho que colocar o máximo possível de sabores. Assim as pessoas sempre terão uma opção que elas vão gostar.”

 

 

Problema 1 – Esse cardápio ignora a psicologia humana

 

 

Estudos mostram que as pessoas não gostam de escolhas difíceis. Diante de uma grande quantidade de opções as pessoas ficam ainda mais indecisas e acabam não escolhendo nada.

 

Imagine que você entra em uma loja especializada em vinhos e se vê diante de uma prateleira enorme. Como você se sente? Provavelmente se sente perdido e ainda mais indeciso.

 

 Ter muitas opções na maioria das vezes é ruim

 

 

Agora imagine que um funcionário dessa loja te atende e faz algumas perguntas básicas. Por exemplo: O vinho é para alguma ocasião especial? Você gosta de algo mais seco ou doce? Que tipo de comida irá acompanhar o vinho?

 

Depois dessas perguntas ele te dá 5 opções. Você provavelmente se sentirá muito mais a vontade de tomar a decisão de comprar um vinho não é?

 

 

Como corrigir este problema

 

 

Você deve apenas listar os sabores que mais destacam sua pizzaria. Por exemplo, os sabores mais pedidos ou sabores exclusivos.

 

Além disso você deve categorizar de alguma forma as pizzas para que a pessoa possa decidir mais rápido (assim como a pessoa do exemplo acima na loja de vinhos). Divisões possíveis são: pizzas tradicionais, especialidades da casa, pizza personalizada, combos promocionais, mais pedidas, etc.

 

Uma técnica avançada que pouquíssimas pizzarias usam é recomendar os sabores com base no perfil do cliente. Por exemplo, para pessoas preocupadas com a saúde, ou que ficam prontas em menos de 10min para quem tem muita pressa, ou  com ingredientes exóticos para quem gosta sempre de novidades, etc.

 

 

Problema 2 – O pouco espaço disponível no panfleto fica muito mal aproveitado

 

 

Existem elementos mais importantes do que os sabores da pizza que acabam não tendo espaço disponível. Como, por exemplo, fotos grandes de pizza para dar fome na pessoa e adjetivos nos ingredientes (detalho melhor os adjetivos no terceiro erro).

 

 

Erro 2 - Colocar apenas imagens triviais de pizzas

 

 

 

 

 

O pensamento padrão é mais ou menos assim:

 

“Se estou fazendo um panfleto de pizzaria eu tenho que colocar fotos de pizza para que a pessoa ao olhar saiba do que se trata.”

 

Porém o que quase ninguém sabe é que se a pessoa pegou seu panfleto e olhou não significa que ela prestou atenção ao conteúdo dele.

 

O prêmio nobel de economia Daniel Kahneman explica em seu livro Rápido e devagar: Duas formas de pensar que nosso cérebro tem duas maneiras diferentes de executar tarefas.

 

Quando a pessoa olha rapidamente seu panfleto ela usa uma parte do cérebro que tem uma “proteção contra spam”, ou seja, ele ignora praticamente tudo e não absorve nada do que tem escrito no panfleto.

 

Se você quiser saber detalhadamente como esse processo funciona e como fazer com que a pessoa realmente preste atenção em seu panfleto leia nosso artigo como fazer um panfleto que chama a atenção das pessoas e atrai muito mais clientes.

 

 

Erro 3 - Não colocar adjetivos nos ingredientes das pizzas

 

 

Compare as duas descrições abaixo:

 

3 Queijos

Mussarela, Parmesão e Provolone

 

3 Queijos

Mussarela dourada derretida, parmesão cremoso, provolone suculento.

 

Qual das duas te desperta maior desejo de comer? Provavelmente a segunda descrição.

 

Adjetivos tem o poder de despertar a memória visual nas pessoas, ou seja, elas literalmente imaginam com uma maior riqueza de detalhes o sabor da pizza. E isso desperta um maior desejo de comer.

 

 

Erro 4 - Usar textos e imagens tentando vender a todo custo

 

 

 

 

Você gosta de entrar em uma loja e um vendedor imediatamente te abordar e começar a oferecer os produtos dele? Provavelmente não.

 

A venda é um processo que ocorre aos poucos e não de uma única vez. Para entender cada etapa de venda em um panfleto e o que fazer em cada uma leia nosso artigo como fazer um panfleto com design matador e atrair muito mais clientes.

 

 

Erro 5 – Escrever apenas frases genéricas e clichês

 

 

“Temos a melhor pizza da cidade”.

“Fazemos sempre o melhor”.

“Ingredientes selecionados”.

“Super promoção”

 “Satisfação garantida”

 

Você já viu alguma dessas frases por aí?

 

Donos de negócio e designers que elaboram panfletos escrevem essas frases pelo simples fato de não saberem o que escrever. Por isso apenas repetem o que os outros fazem sem questionar.

 

O motivo para elas não funcionarem é devido, mais uma vez,  a forma que nosso cérebro trabalha. Estudos mostram que nosso cérebro tem um grave defeito, ele é preguiçoso. Ele simplesmente interpreta as coisas da forma que for mais interessante para ele no menor tempo possível.

 

Se você quiser entender detalhadamente esse funcionamento do nosso cérebro e técnicas de escrita poderosas leia nosso artigo o que escrever em seu panfleto para persuadir a pessoa a comprar de você.

 

 

 

Quer um modelo de panfleto para pizzaria pronto para editar que atrai muito mais clientes?

 

Basta adquirir um em nosso site. Você compra um modelo pronto e depois de você personalizar para sua pizzaria nós fazemos uma consultoria completa nele e sugerimos melhorias.

 

Com nossa ajuda você vai evitar essas 5 e várias outras armadilhas que exitem.

 

 

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Sobre o autor

 

Wesley Silva é fundador da panfleto premium. Estuda técnicas de persuasão e vendas a mais de 5 anos.

 

 

 

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