O que escrever em seu panfleto para persuadir a pessoa a comprar de você

06/04/2017

 

 

Se você ler atentamente e aplicar o conteúdo deste artigo seu panfleto terá uma escrita até 10 vezes mais eficiente. As pessoas entenderão porque devem comprar de você e não nos concorrentes.

 

O que você vai aprender nesse artigo:

 

  • As piores frases que 90% dos panfletos escrevem e que fazem eles serem jogados no lixo

  • Duas técnicas poderosas de escrita persuasiva que qualquer um pode aprender

 

Alerta importante, você pode escrever o melhor texto da galáxia no seu panfleto, mas não vai adiantar absolutamente nada se você não conseguir que seu panfleto chame a atenção da pessoa. 

 

Para aprender como fazer um panfleto que chama a atenção leia nosso artigo como fazer um panfleto hipnotizante que prende a atenção das pessoas e atrai muito mais clientes.

 

 

As piores frases que 90% dos panfletos escrevem e que fazem eles serem jogados no lixo

Você já viu essas frases em algum panfleto?

 

  • Temos a melhor pizza da região.

  • Nosso atendimento é diferenciado

  • Nosso salão vai deixar você linda

  • Nossos doces são feitos com amor e carinho

 

Quando uma pessoa lê um panfleto com essas frases sabe o que passa na mente dela?

 

 

  

Donos de negócio e designers que elaboram panfletos escrevem essas frases pelo simples fato de não saberem o que escrever. Por isso apenas repetem o que os outros fazem sem questionar.

 

O motivo para essas frases não funcionarem é devido a forma que nosso cérebro funciona. Estudos mostram que nosso cérebro tem um grave defeito, ele é preguiçoso. Ele simplesmente interpreta as coisas da forma que for mais interessante para ele no menor tempo possível.

 

 

 

 

É mais ou menos assim:

 

Panfleto: Temos a melhor pizza da região.

Pessoa lendo: Nunca ouvi falar de vocês. Quem é você para afirmar isso?

Resultado: Panfleto no lixo.

 

Panfleto: Nossos doces são feitos com amor e carinho.

Pessoa lendo: Isso significa o que? Quer dizer que os outros doces que eu compro são feitos com ódio e rancor?

Resultado: Panfleto no lixo.

 

Pior ainda é quando a empresa tenta escrever palavras bonitas, como em um panfleto que recebi:

 

Somos especialistas em estética automotiva. Temos como conceito o sistema "detail", mundialmente conhecido por ser o serviço mais detalhado quando o assunto é estética e conservação automotiva. Nosso leque de serviço é extenso e vai de lavagens técnicas periódicas e até a preparação de carros profissionais.

 

Nosso cérebro não desperdiça um miligrama de energia tentando entender uma frase como essa.

 

Resumindo, não escreva frases “fofas”, ou seja, frases que todo mundo repete e que não ajudam em nada a seu cliente tomar a decisão de comprar de você.

 

 

Duas técnicas poderosas de escrita persuasiva que qualquer um pode aprender

 

Para não cair nessas armadilhas descritas acima existem mais de 200 técnicas de escrita. Aqui vou citar as mais fáceis e mais usadas.

 

Técnica do “E daí?” e “Porque?”

 

Toda afirmação forte em seu panfleto deve responder em seguida essas duas perguntas: “E daí” e “Porque?”

 

Por exemplo:

 

       "Temos a melhor pizza da região".

 

              E daí?

              E daí que você vai ter momentos maravilhosos com a pessoa que você ama.

 

              Porquê?

              Porque já recebemos o prêmio da revista veja de melhor pizzaria da cidade

 

       "Nossos doces são feitos com amor e carinho"

 

              E daí?

              E daí que fazemos a embalagem de uma forma bem criativa para você poder dar de                    presente ao seu amor.

       

              Porquê?

              Porque prestamos atenção aos mínimos detalhes, você nunca vai ver um doce nosso que          não seja delicioso igual aos outros. Controlamos a qualidade cuidadosamente.

 

Sentiu a diferença?

 

O “Porquê?” somado ao “E daí?” respondem rapidamente as dúvidas que surgem no cérebro quando a pessoa lê uma frase como essa. Dessa forma ele não precisa gastar energia tentando entender e isso facilita bastante a pessoa tomar a decisão de comprar seu produto.

 

Técnica do “Específico é melhor que Genérico”

 

Nunca escreva palavras ou frases que possam ser interpretadas de diferentes formas por duas pessoas diferentes.

 

Por exemplo, se você diz “Nosso atendimento é diferenciado”. Uma pessoa pode pensar que isso significa que seu atendimento é personalizado de pessoa para pessoa. Outra pode pensar que isso significa que você nunca deixa um cliente com problema sem resolver. Ou seja, cada pessoa interpreta de uma forma diferente.

 

Quando eu falo para não usar essas frases aos nossos clientes aqui na panfleto premium eles respondem: “Mas é isso mesmo que eu quero, quero que as pessoas entendam que nosso atendimento é tudo isso.”

 

Aí mora o problema. Lembra que nosso cérebro é preguiçoso? As pessoas não vão desperdiçar energia tentando decifrar o que significa um “atendimento diferenciado”. Elas vão literalmente ignorar o texto e pronto, panfleto no lixo.

 

Se você quer escrever que tem bom atendimento escreva especificamente o que torna seu atendimento diferenciado. Por exemplo: “temos um índice de satisfação de 99% segundo o site www.reclameaqui.com.br” ou “você é atendido do início ao fim por um funcionário 100% dedicado a você. Você não vai ficar passando por diferentes atendentes”.

 

Percebeu a diferença?

 

Resumindo, se você disser especificamente o porquê a pessoa ter que comprar de você ao invés de usar palavras genéricas que podem ser interpretadas de várias formas, você evita que o cérebro da pessoa gaste energia tentando entender o que você quer dizer. E isso aumenta bastante as chances dela se tornar sua cliente.

 

 

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Sobre o autor

 

Wesley Silva é fundador da panfleto premium. Estuda técnicas de persuasão e vendas a mais de 5 anos.

 

 

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