Como Fazer Um Panfleto Hipnotizante Que Chama a Atenção Das Pessoas e Atrai Muito Mais Clientes

22/03/2017

 

 

Se você ler atentamente e aplicar o conteúdo deste artigo as pessoas farão questão de ler seu panfleto. Não apenas dar uma olhada rápida e jogar no lixo, que é o que ocorre com 90% dos panfletos.

 

O que você vai aprender neste artigo:

 

  • A diferença entre um panfleto que vai para o lixo em 5 segundos e um que prende a atenção da pessoa

  • Os 2 maiores erros ao fazer um panfleto que tornam ele incrivelmente chato

  • 2 dicas poderosas de como fazer um panfleto que se destaca na multidão 

  • Onde conseguir imagens deslumbrantes para seu panfleto

  • O melhor site grátis que conheço para fazer um design de panfleto profissional

 

 

 

A diferença entre um panfleto que vai para o lixo em 5 segundos e um que prende a atenção da pessoa

 

Pouquíssimas pessoas sabem disso: Se a pessoa pegou seu panfleto e olhou não significa que ela prestou atenção ao conteúdo dele.

 

Explico.

 

O nobel de economia Daniel Kahneman explica em seu livro Rápido e devagar: Duas formas de pensar que nosso cérebro tem duas maneiras diferentes de executar tarefas.

 

 

Vou explicar com um exemplo.

 

Quando você dirige seu carro você não precisa pensar no que está fazendo e faz várias coisas ao mesmo tempo (espero que conversar no Whatsapp não seja uma delas hehehe...).

 

Isso porque você está usando a forma rápida de pensar do seu cérebro. É como se você tivesse um “robô” na sua cabeça que já sabe exatamente o que tem que fazer.

 

Mas você lembra quando você estava aprendendo a dirigir? Tremenda confusão! Muitas coisas para prestar atenção ao mesmo tempo, mudar marcha, acelerar, freiar, etc.

 

Nessa época você estava usando a forma lenta de pensar do seu cérebro. Quando você usa essa forma de pensar você tem que prestar atenção para poder executar cada atividade.

 

Somos bombardeados de propaganda todos os dias, o tempo todo, a cada segundo. Se tivéssemos que usar a parte lenta do cérebro para analisar cada uma não faríamos mais nada na vida.

 

Quando uma pessoa olha um panfleto, ela usa a forma rápida de pensar e por isso em 5 segundos ou menos ela toma uma decisão mais ou menos assim:

 

  • “Mais um salão de beleza. Eu já tenho um salão de beleza que eu gosto, não preciso de outro”. Panfleto no lixo.

  • “Mais uma pizzaria. Eu já tenho uma pizzaria que eu gosto, não preciso de outra”. Panfleto no lixo.

  • “Mais uma academia. Já malho em uma, não preciso de outra”. Panfleto no lixo.

 

O grave problema é que você precisa da atenção da pessoa se quiser aumentar as chances dela se tornar sua cliente depois de ler o panfleto.

 

Se você tem um salão de beleza, você precisa da atenção da pessoa para explicar que, por exemplo, você está lançando um novo penteado maravilhoso que os outros salões não tem.

 

Se você tem uma pizzaria, você precisa da atenção das pessoas para explicar que o seu queijo é importado e por isso sua pizza é melhor que as outras.

 

Resumindo

 

Panfletos chatos são avaliados pela parte rápida do nosso cérebro. Que já tem um script pronto e é bastante fechada para opções diferentes das que ela já conhece.

 

Panfleto que prende a atenção das pessoas é um panfleto que é lido usando a forma devagar de pensar do cérebro. Como conseguir isso? Explico adiante.

 

Os 2 maiores erros ao fazer um panfleto que tornam ele incrivelmente chato

 

 

1 – Dar um grande destaque a logo da empresa

 

 

 

Eu até entendo... O dono da empresa pagou caro a um designer para fazer um belo logo e ele tem muito orgulho dele, por isso ele faz questão que todos vejam.

 

Porém, sinto muito informar que a imensa maioria das pessoas não faz questão alguma de ver a logo de uma empresa.

 

Veja o tamanho do logo da NESCAFE nessa propaganda.

 

                                                                               Não faço ideia do que esteja escrito aí :(

 

Grandes empresas não dão destaque a logo porque elas sabem que ninguém compra delas por causa dele.

 

2 - Usar imagens clichês e óbvias que todo mundo usa

 

Se eu tenho uma pizzaria meu panfleto tem que ter fotos de pizza, certo?

Se eu tenho um salão de beleza meu panfleto tem que ter fotos de mulheres lindas, certo?

Se eu tenho uma academia meu panfleto tem que ter fotos de pessoas saradas, certo?

 

Errado. Errado. Errado.

 

Veja essa propaganda do Mcdonald's.

                                             Está escrito “Desfrute do nosso menu enorme de opções”.

 

Onde está o hambúrguer? Precisou dele para chamar sua atenção e você entender a mensagem passada?

 

Grandes empresas não são nem um pouco óbvias ou clichês e por isso conseguem atenção (atenção = analisar a propaganda com a forma de pensar devagar do cérebro). 

 

2 dicas poderosas de como fazer um panfleto que se destaca na multidão

 

Uma observação super importante: um panfleto com design bonito não é suficiente para atrair a atenção das pessoas. O conteúdo do panfleto é tão importante quanto o design, em alguns casos até mais importante.

 

Veja, por exemplo, o banner da pastelaria abaixo que viralizou nas redes sociais.

 

 

É óbvio que esse banner acima seria muito mais eficiente se tivesse um design bonito, mas se você não tem recursos para isso, um bom conteúdo é muito melhor.

 

Eu nunca vi ninguém compartilhar nas redes sociais um banner de uma pastelaria apenas porque era “lindo e maravilhoso”.

 

Depois de estudarmos aqui na panfleto premium profundamente as estratégias das grandes empresas, fazermos vários panfletos e avaliarmos o retorno de cada um, adotamos principalmente duas formas poderosas de atrair a atenção das pessoas.

 

Que são: humor (humor não é a mesma coisa que contar uma piada) e metáfora visual.

 

Cada tema desse possui uma quantidade astronômica de assunto a ser estudado, por isso vou apenas descrever brevemente cada um.

 

HUMOR

 

Quem não gosta de dar uma risada não é? Existem verdadeiras faculdades que estudam porque o ser humano ri.

 

Dentre várias fórmulas que existem para fazer as pessoas rirem uma das mais eficientes em panfletos é o exagero. Ou seja, você tornar a situação tão exagerada que chega a ser ridícula e portanto engraçada.

 

 

 

Essa propaganda diz que o salto é tão alto que vai deixar você com a cabeça nas nuvens.

 

 

 

Nessa propaganda da Domino’s eles dizem que a massa da pizza é tão grande que o cozinheiro foi engolido por ela enquanto preparava.

 

METÁFORA VISUAL

 

Metáfora visual significa usar uma imagem como o símbolo de algum conceito para passar uma mensagem.

 

Por exemplo, quando eu te mostro uma pomba branca você provavelmente pensa no conceito “paz”. Então se eu quero em meu panfleto passar a mensagem de que meu produto vai dar paz ao meu cliente eu poderia mostrar uma pomba branca.   

 

Veja os exemplos a seguir:

 

                                                                    Está escrito: "Você vai pensar que seu cachorro é um gênio"

 

Nessa propaganda de comida para cachorro foi usada a famosa imagem de Einstein mostrando a língua para simbolizar que comendo a comida deles seu cachorro ficará mais inteligente.

 

                                                  Está escrito "Pequenos bolos. Grandes ocasiões"

 

Nessa propaganda de uma cupcakeria chamada Petits Gâteaux a rolha do champanhe foi substituída pelo doce, simbolizando que o produto deles combina com comemorações.

 

Onde conseguir imagens deslumbrantes para seu panfleto

 

90% dos panfletos que vejo usam imagens do Google ou Shutterstock. Que são os sites mais conhecidos para conseguir imagens.

 

E se todos buscam nesses sites é exatamente lá que você não deve buscar para conseguir atenção (forma de pensar lenta do cérebro).

 

Os sites abaixo (todos em inglês) vão servir para você encontrar imagens bem diferenciadas:

 

 

O melhor site grátis que conheço para fazer um design de panfleto profissional

 

Convido você a me apresentar um site mais simples e completo que o Canva para criar um belo panfleto.

 

O site é incrivelmente fácil de usar e possui modelos prontos para criação de panfletos.

 

Mas lembre-se! Não é porque seu panfleto é bonito que ele vai chamar atenção. Ele não pode ser óbvio e nem clichê.

 

Para aprender como fazer o desenho do seu panfleto leia nosso artigo como fazer um panfleto com design matador e atrair muito mais clientes.

 

 

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Sobre o autor

 

Wesley Silva é fundador da panfleto premium. Estuda técnicas de persuasão e vendas a mais de 5 anos.

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